Aquecedor solar de água

aquecedor solarO aquecedor solar de água tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo, principalmente para aqueles que procuram por economia e conforto. Apesar de não ser um sistema tão conhecido no Brasil, possui os primeiros registros datados em três séculos atrás.

Primeiros registros do aquecedor solar

A princípio, a história conta que o primeiro sistema foi inventado pelo suíço Horace de Saussure. Esse fato ocorreu em 1767, logo depois de se tornar popular o uso de vidros como matéria prima.

Os registros contam que o Suíço notou que quando os raios de sol atingia um ambiente totalmente fechado com vidros, ele se tornava mais quente.

De acordo com os relatos, ele construiu uma estufa feita com caixas de vidros em tamanhos diferentes e de forma que coubessem uma dentro da outra. Depois disso, colocou essa estufa em cima de uma mesa de superfície preta, posta em direção ao sol. Após esse estudo, notou que a caixa que ficava externa estava menos quente do que as caixas internas.

A partir desse experimento, surgiu muitos outros estudiosos que ficaram curiosos sobre o assunto. Dessa forma, foi se aprimorando, até surgir o sistema de aquecedor solar que temos hoje disponível no mercado.

Estudos sobre o aquecedor solar de água

Já no ano de 1830, durante uma viagem na África, um químico inglês chamado John Herschel, decidiu, do mesmo modo, realizar estudos com uma caixa preta coberta por vidros. E o resultado desses estudos foi que, ele conseguiu aquecer os alimentos somente com o calor do sol.

Em 1881, um outro americano chamado Samuel Langley fez mais testes com a mesma caixa utilizada por Horace Saussure. Afim de estudar mais afundo a descoberta. Após perceber que a temperatura da água subiu acima do ponto de ebulição, ele concluiu que também era possível obter o fervor da água.  Langley relatou esse estudo na Revista Nature.

Aquecedor solar de água como conhecemos

Também no final do século XIX, nos Estados Unidos, Clarence Kemp patenteou o primeiro modelo de aquecedor solar de água. Esse modelo recebeu o nome de Climax System. Era formado por um tanque de cobre, com uma estrutura de madeira em volta, isolamento térmico e vidro na cobertura.

Já no século XX, foi criado o primeiro modelo de sistema de aquecedor solar como conhecemos. A diferença entre esse modelo e o Clímax System, é que esse novo modelo não perdia o calor durante a noite. Ele foi patenteado pelo também norte americano, William Bailey. E é esse modelo que usamos até hoje.

Surgimento do aquecedor solar de água no Brasil

No Brasil, os primeiros modelos de aquecedor solar surgiram em meados de 1970, durante a crise do petróleo. Dez anos depois, surgiu os testes de qualidade que deu origem a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Na década de 1990 o mercado se tornou mais exigente, fazendo com que as fábricas tivessem que aumentar ainda mais a qualidade dos aquecedores solares. Depois disso, os preços foram caindo e dessa forma, passou a se tornar mais comum também no Brasil.

Instalação de aquecedor solar de água

Na instalação do aquecedor solar de água nós utilizamos alguns materiais como base: Em primeiro lugar, um conjunto de placas solar. Em segundo lugar, um reservatório térmico.

Esses dois equipamentos serão a base para a montagem do nosso sistema. As placas solares tem função de captar o calor do sol e transmitir esse calor para a água. Esse material é uma placa feita de vidro e cobre. Logo depois, o reservatório térmico, conhecido como boiler, armazena e mantem o calor da água.

Esses equipamentos normalmente são fabricados em cobre ou aço inox, pois são matérias primas resistentes para suportar as altas temperaturas.

Economia

No modelo de sistema de aquecedor solar de água, nós temos diversos pontos positivos para destacar. Entre eles, economia de energia elétrica e a pouca agressão ao meio ambiente.

Na conta de energia elétrica os gastos para aquecer a água representam uma boa parte do consumo. Esses gastos podem se tornar uma grande preocupação para os bolsos dos brasileiros, considerando principalmente, os constantes aumentos.

Como resultado, alguns clientes que optam pelo sistema de aquecimento solar conseguem atingir uma economia de até 75% no consumo mensal de energia. Em outras palavras, se utilizado corretamente, com a instalação de sistema de aquecedor solar, além de economizar também ajudamos o meio ambiente.

Meio ambiente

As fontes comuns de energia elétrica transmitem grandes impactos ambientais, afetando não somente o ar como também a água. Por exemplo, essas fontes emitem gases poluentes, transmitem riscos de acidentes nucleares, causam desmatamento, entre outros problemas graves.

Consequentemente, problemas que tem se tornado cada vez mais motivo de grande preocupação e afetando o mundo inteiro.

Portanto, é importante nós procurarmos a expansão do uso de fontes sustentáveis, como por exemplo, o sistema de aquecedor solar de água.

Saiba mais

Em conclusão, nós realizamos a instalação de sistema de aquecedor solar de água como uma opção de fonte renovável e natural. Além disso, oferecemos tecnologia de ponta e conforto. E levamos até você uma fonte de energia natural, gratuita, inesgotável e abundante.

Acima de tudo, o mais importante, certamente é realizar a instalação de sistema de aquecedor solar de água com uma empresa capacitada.

Nós somos uma empresa formada por uma equipe profissional e experiente, oferendo as melhores soluções no mercado de aquecimento de água e pressurização.

A princípio, realizamos uma vistoria geral no local de instalação, afim de oferecer os equipamentos ideais para aquele local. Somente após a vistoria e uma longa conversa com o cliente para entender as necessidades, iniciamos o processo de instalação. Dessa forma, terá um sistema funcional, econômico e seguro.

Gostou?

Ligue: (11)4146-5988 ou deixe uma mensagem em nosso WhatsApp: (11)98081-8393